Pelo segundo ano, Paróquia celebra Semana Santa sem a presença de fiéis

Ainda por conta do distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, a Igreja Católica em todo o Brasil celebrou a Semana Santa, pelo segundo ano seguido, sem a presença dos fiéis. Na Paróquia Santa Luzia, do bairro Renato Parente em Sobral, Ceará, não foi diferente. Contudo, os recursos tecnológicos hoje disponíveis permitiram que mesmo à distância, através de transmissões ao vivo no Canal da Paróquia no YouTube, a comunidade participasse do ponto alto da fé cristã: o Tríduo Pascal.

As celebrações da Semana Santa em 2021 tiveram início no dia 28 de março com a celebração do Domingo de Ramos, no qual os cristãos revivem a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e iniciam a preparação para a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Os ramos benzidos nesta celebração podem ser usados para se transformarem nas cinzas da celebração que inicia a Quaresma do ano seguinte.

Foto: Sandra Vasconcelos.

Na quarta-feira, dia 31 de março, aconteceu a Via Sacra e Celebração Penitencial. Foram percorridas as 15 estações na Ermida São José meditando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus com a celebração penitencial ao final. Na quinta-feira, dia 1 de abril, iniciou-se o Tríduo com a solenidade da Ceia do Senhor, que marca a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Devido as restrições sanitárias, não foi possível realizar o rito do Lava-pés.

Na tarde de sexta-feira, dia 2 de abril foi realizada a Celebração da Paixão do Senhor com a Adoração à Santa Cruz. No único dia do ano em que a Igreja não celebra missas, os cristãos vivem a Sexta-feira Maior especialmente na cerimônia que ocorre às 15h, horário da morte de Jesus.

Foto: Rogelaine Macedo.

Já no Sábado, dia 3 de abril, aconteceu a mais importante de todas as celebrações cristãs: a Vigília Pascal, a Mãe de todas as Vigílias, como disse Santo Agostinho. Nela os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus em um ambiente festivo e de louvor. É o cume do ano litúrgico.

Bênção do fogo. Foto: Rogelaine Macedo.

No domingo, dia 4 de abril, a Paróquia Santa Luzia encerrou as celebrações da Semana Santa de 2021 e iniciou o tempo da Páscoa com a Celebração da Páscoa do Senhor. O Domingo da Ressurreição marca o início do tempo pascal, período de cinquenta dias que se encerra no Pentecostes.

Todas celebrações foram presididas por nosso pároco, Padre Airton Liberato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *