HISTÓRIA

A história da Paróquia Santa Luzia se inicia em 2014, com o processo missionário incentivado pelo saudoso Bispo Dom Odelir José. Apesar das dificuldades de acesso às famílias, uma vez que era comum abordagens de meliantes ao moradores ao abrirem os portões de suas casas, percebeu-se também um grande potencial pastoral. Foram, então, realizadas as primeiras reuniões com os moradores, celebrações com as famílias e posteriormente, em 01 de outubro de 2014, por ocasião da abertura do mês missionário, a primeira Missa (em espaço cedido pelo Clube dos Calçadistas no próprio bairro). Iniciou-se ai um trabalho catequético e de formação de liderança.

Verificando a necessidade de um ponto de apoio na própria comunidade, foi alugada uma casa que funcionou como centro catequético sediando reuniões, catequese infantil, terço dos homens, celebrações da Palavra e a Santa Missa todo dia 13 de cada mês. Após algumas reuniões a comunidade escolheu como padroeira Santa Luzia. No ano seguinte (2015) continuou-se o trabalho missionário com a implantação da Pastoral do Dízimo, para sustentação do então setor missionário.

Em 2016 iniciou-se a realização de Missas dominicais, quando o então prefeito de Sobral - Clodoveu Arruda - havia doado um terreno para a construção da Igreja de Santa Luzia. Ao final de uma celebração solene presidida por Dom Vasconcelos e concelebrada por padre Airton Liberato, na própria comunidade, fora assinado um contrato de doação (permissão de uso) autorizando a Diocese de Sobral construir um Igreja dedicada a Santa Luzia. Porém, o prefeito seguinte - Ivo Gomes - autorizou a construção de uma praça neste local, sob a alegação de que o espaço se tratava de uma área verde e, portanto, não poderia ser doado para a Diocese de Sobral, ficando a comunidade, novamente, sem local para a igreja.

Missa celebrada em fevereiro de 2016, no terreno que seria doado para construção da Igreja de Santa Luzia mas no qual fora construída uma praça. Foto: Márcio Nascimento.

Em 2017, tendo em vista o crescimento pastoral, Dom Vasconcelos, novo bispo diocesano de Sobral, nomeia por meio de um decreto canônico o Padre Fantico Nonato Silva Borges como vigário paroquial da Paróquia de São Paulo Apóstolo e assumir a nova “Área Missionária de Santa Luzia”. Infelizmente, por questões pessoais, Padre Fantico não pode dar seguimento aos trabalhos, tendo que ausentar-se após dois meses para outra missão em sua congregação de origem. A então Área Missionária retorna a posição de setor missionário da Paróquia de São Paulo Apóstolo e o Padre Jocélio Mendes aceita o convite para presidir as celebrações dominicais que eram celebradas no Clube dos Calçadistas todos os domingos às 19h.

Em 10 de março de 2019 Exmo. Rev.mo. Dom Vasconcelos cria a Área Pastoral de Santa Luzia e nomeia o Padre José Airton Liberato como administrador paroquial. A sede canônica (provisória) foi a Ermida São José – imóvel situado na estrada Sobral – Meruoca, CE 440, nº 2679 cidade de Sobral. Neste mesmo ano iniciou-se uma nova negociação com a prefeitura de Sobral para definição de um outro local para a construção da Igreja de Santa Luzia. Definiu-se, enfim, um terreno em local privilegiado com 2.630 metros quadrados, com matricula e escritura pública em nome da Diocese de Sobral. Nesta mesma época o contrato de locação com a casa que funcionava como centro catequético foi encerrado por falta de recursos para sua manutenção. Nesta ocasião, o sr. Jocele Silva, um benfeitor e amigo, cedeu um container para que se guardassem os poucos objetos que a Área Pastoral possuía até então. Também nesse período, além das Santas Missas dominicais, foram realizadas celebrações da Palavra com a sra. Vera Lucia Bertoldo, Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, sempre às quartas-feiras.

Construção do Salão Paroquial.

Após algumas reflexões, tendo em vista o crescimento do número de fiéis e a distância até a Ermida São José - que funcionava como sede paroquial - deu-se início a uma campanha para construir um salão paroquial, que seria usado para secretaria, atendimentos por parte do padre e, provisoriamente, para as celebrações da Santa Missa. O aumento do número de fiéis e a procura pela participação em pastorais e movimentos levou à intensificação de esforços para a construção do Salão Paroquial.

Salão Paroquial. Foto: Rogelaine Macedo.

Passaram-se seis anos de trabalho missionário na região, sendo os últimos dois de caminhada como Área Pastoral, período no qual fora construído o Salão Paroquial. Assim, levando-se em consideração o êxito pastoral e após algumas reflexões no Conselho Pastoral da Paróquia (CPP), ao final de 2020 fora levado ao bispo diocesano, Dom Vasconcelos, o desejo de elevação da Área Pastoral à Paróquia, sendo enviado no dia 20 de janeiro de 2021 o ofício com a solicitação de Ereção Canônica. A confirmação veio no mês seguinte, no dia 11 de fevereiro (Dia de Nossa Senhora de Lourdes), quando o Conselho Econômico da Diocese de Sobral aprovou por unanimidade a criação da nova Paróquia.

A cerimônia de Ereção Canônica foi realizada em 11 de abril de 2021, domingo da Misericórdia, em nosso Salão Paroquial e presidida por Dom Vasconcelos. Inicialmente marcada para o dia 10 de março de 2021 (aniversário da criação da Área Pastoral), esta cerimônia só pode ser realizada um mês depois (devido as restrições municipais impostas em decorrência ainda da pandemia de COVID-19) e sem a presença de fiéis, mas com transmissão ao vivo no canal da Paróquia Santa Luzia no YouTube. Na ocasião, Padre José Airton Liberato foi empossado como primeiro pároco da Paróquia Santa Luzia.

Em cerimônia realizada dia 11 de abril de 2021, Pe Airton é empossado como primeiro pároco da Paróquia de Santa Luzia e recebe as chaves do bispo diocesano, Dom Vasconcelos. Foto: Rogelaine Macedo.

Ao final da celebração fora apresentado o primeiro projeto arquitetônico da Igreja de Santa Luzia, tendo como responsável técnica a engenheira Sedna Uchôa. Já havia sido definido que as principais formas de levantamento de recursos necessários para a obra, viram do dízimo e de campanhas, como a Campanha do Metro Quadrado, lançada ainda em 2021. Contudo, nos meses subsequentes, o projeto precisou passar por alguns ajustes, para que a construção realmente se tornasse viável.

Projeto definitivo da Igreja de Santa Luzia

Com a adesão dos fiéis à Campanha do Metro Quadrado, a realização de sorteios nas festas da padroeira e o tradicional Chitão de Santa Luzia, a paróquia levantou recursos para iniciar as obras, o que veio a acontecer no dia 31 de maio de 2023. As primeiras doze semanas de obra foram incríveis, mostrando como este é um projeto de Deus. Mesmo com poucos recursos (se comparado ao valor total da obra) mas contando com doações estratégicas de material e serviço, as etapas 1 e 2 da construção foram praticamente concluídas, criando-se a expectativa de que durante os Festejos de Santa Luzia em 2023 a comunidade já possa ali realizar alguma celebração, ainda que com alguns improvisos.

12ª Semana de Obras da Igreja de Santa Luzia.